top of page

Trumpismo - acabou ou continua vivo?


ree

O ano de 2020 foi um ano extremamente complicado. Pandemia, péssima gestão de alguns líderes mundiais, crimes ambientais, atos racistas, discursos agressivos, dentre diversos outros tristes acontecimentos. Um deles, que já vem desde a eleição do ex-presidente norte americano é o "trumpismo", e que em um ano conturbado como o de 2020 se agravou. O trumpismo pode ser considerado um movimento de apoiadores extremistas de Donal J. Trump, que transmite pensamentos machistas, colocando o sexo masculino como o melhor, racismo, marcado por diversas falas do bilionário. O medo da generalização do movimento é grande, por consequência de ataques ao pro-trumpismo, como a Invasão ao Capitólio, centro do poder legislativo dos EUA, que levou diversos protestantes a invadirem o local, destruir objetos e movéis dentro e fora do prédio, o principal motivo foi a derrota dos Republicanos, com o candidato Donald Trumpo, contra o Democrata Joe Biden, atual presidente dos Estados Unidos, pois tinham uma falsa convicção de que a eleição tinha sido fraudulenta e exigiam que a vitória fosse tranferida para o candidato de extrema-direita.


No final de 2020 e no começo de 2021 foram abertos dois processos de impeachment contra o ex-presidente estadunidense, entretanto o primeiro foi absolvido no começo desse ano (2021) e o segundo foi absolvido no dia 13/02/2021. Essas tentativas frustradas são um demonstrativo do poderio do trumpismo, que cresce cada vez mais nos EUA, e agora fica a grande dúvida, mesmo após a saída de Trump, o trumpismo continua? Como esse é um blog de opinião pessoal, é certo que o trumpismo continua, o que é uma notícia péssima para todos nós, os pensamentos de Trump são cada vez mais comuns entre grandes grupos norte-americanos, como o QAnom. Trump afirmou em seu twitter que nem tudo está perdido e que logo mais voltaria, de um jeito ou de outro, isso demonstra que deve-se ter cuidado com esse movimento, que poderá causar danos irreversíveis para os EUA e, consequentemente, para o mundo.


O trumpismo é uma maneira que uma parte da população demonstre seus pensamentos e ainda estarem junto a um grande grupo, um grande líder mundial desenvolver falas racistas, sexistas, machistas desenvolve em um grupo um sentimento de identificação e aumenta, cada vez mais, o número de seguidores extremistas, que levam esses pensamentos e falas ao pé da letra, causando prejuízos aos grupos que estão sob ataque.


Um detalhe é que o trumpismo não existe somente nos Estados Unidos, em outros países é possível ver apoiadores do movimento, o Brasil é um deles, onde as pessoas são adeptas aos seus discursos. O próprio presidente brasileiro, Jair Messias Bolsonaro, é um grande fã do ex-presidente estadunidense, e defensor dos pensamentos trumpistas, defendendo até o último momento a fraude nas eleições. Infelizmente, isso pode abalar as relações diplomáticas entre o novo governo estadunidense e o governo brasileiro.


ree

Comentários


© 2021 por The Memorial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Twitter
  • Instagram
bottom of page